quinta-feira, 3 de julho de 2008

Campelo Costa lança livros sobre o patrimônio de Sobral

Fonte: site do AntOnio Viana

Como parte da programação dos 235 anos de Emancipação Política do município, o arquiteto mostra a diversidade urbanística da Princesa do Norte.

Para comemorar os 235 anos de Emancipação Política de Sobral, a Prefeitura do Município, via Secretaria da Cultura e Turismo, prepara uma série de atividades culturais ABERTAS AO PÚBLICO durante o mês de julho, como apresentações de espetáculos teatrais, shows e exposições. Dentre os destaques, está o lançamento dos livros “Sobral, A Preservação do Sítio Histórico a partir do seu Tombamento” e “Sobral da Origem dos Distritos”, do arquiteto e Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Sobral, Campelo Costa, e colaboradores, que acontece, dia 02 de julho, às 20h, na Casa de Cultura. O vice-prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, fará a apresentação dos livros. As duas obras fazem um resgate do Patrimônio Artístico e Cultural de Sobral por meio de ilustrações e fotografias. “Sobral, A Preservação do Sítio Histórico a partir do seu Tombamento”, feito em parceria entre Campelo Costa e a arquiteta Andréa Nóbrega da Cruz e a geógrafa Maria do Carmo Alves, mostram, em mais de 50 imagens, a miscelânea arquitetônica de Sobral.

O livro ressalta a relevância do Centro Histórico do Município, considerado, desde agosto de 1999, Patrimônio Nacional, por iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Em 46 ilustrações, o livro “Sobral da Origem dos Distritos” mostra as despretensiosas construções presentes na Cidade. Campelo Costa e Herbert de Vasconcelos Rocha apresentam ao leitor as qualidades inquestionáveis de uma arquitetura cabloca, anônima, sem autor, espalhadas pelos quatros cantos de Sobral. Tais edificações constituem um acervo a ser protegido e preservado em nome do valor intrínseco de sua existência, como obra do homem e marco da ocupação do nosso interior.

Nenhum comentário: