quarta-feira, 21 de maio de 2008

Terra volta a tremer em Sobral

Fonte: Diário do Nordeste.

Distrito de Jordão: o tremor de terra registrado no dia 4 de abril último causou rachaduras em prédios e assustou os moradores (Foto: Wellington Macedo - 04/04/2008)
Técnicos da UFRN não conseguiram, até ontem à noite, coletar os dados registrados durante o tremor de terraSobral. Por volta das 16 horas de ontem, a terra voltou a tremer na sede do município e nas localidades de Baracho, Jordão e São Francisco. O abalo, que durou cerca de 12 segundos, veio acompanhado de estrondo demorado, vibração intensa e da sensação de que algo estava se movimentando dentro da Terra, bem debaixo dos pés da população.Até às 20h30 de ontem, os técnicos do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsáveis pelo monitoramento do Sismógrafo instalado na Embrapa de Sobral, não conseguiram coletar os dados registrados durante o tremor. “A conexão está muito lenta. Não estamos tendo êxito em acessar os dados. Mas ficaremos trabalhando até conseguir passar a magnitude desse novo tremor na região de Sobral”, destacou o técnico em Sismologia, Eduardo Menezes.Dessa vez, a população reagiu com certa tranqüilidade. Segundo o coordenador interino da Defesa Civil de Sobral, Jorge Vasconcelos Trindade, que visitou a Serra do Jordão, local onde pequenos tremores são quase constantes, não houve danos materiais, nem tumulto nas comunidades.
Colhemos informações, que os técnicos da UFRGN detectaram que o abalo registrou 3,5 na escala Richter, atingindo os municípios de Meruoca, sobral, Alcântara, Massapê, Santana do Acaraú e Marco.

Nenhum comentário: